

Grupo de ensino técnico em Administração de São Simão esteve na manhã de hoje (22) no terminal alfandegado da Transbrasa
Cerca de 40 estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração da Escola Estadual Virgilio Garcia Capitão (Caviga), de São Simão, no interior paulista, aprenderam sobre os procedimentos de movimentação de cargas em um terminal do porto de Santos. Na manhã de hoje (22), eles fizeram uma visita técnica à Transbrasa, onde puderam acompanhar todo o processo administrativo alfandegário e o modelo de atendimento, da chegada à saída das cargas.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o dia a dia do terminal de contêineres, conhecendo toda a área operacional em uma visita guiada por técnicos da empresa e pelo CEO, Bayard Freitas Umbuzeiro Neto. Dentro da visita, eles poderão observar a movimentação do pátio de contêineres, as operações de armazéns e de setores importantes como portaria e a balança.
“Nos 50 anos da Transbrasa, sempre fez parte da nossa cultura promover a educação e ajudar a formar os jovens para o mercado de trabalho”, explica o CEO da empresa, Bayard Umbuzeiro Neto. “É sempre uma satisfação enorme receber e passar nossa experiência aos estudantes”.
A aluna Fernanda Paiva dos Santos, de 17 anos, destacou a importância de conhecer o funcionamento do terminal. “Nossa cidade não tem porto, então é muito importante vir a Santo e saber como funciona um terminal portuário”.
Para a estudante Clara Cristina Baldissareli, de 16 anos, a experiência é única. “Estou muito animada por aprender tanto e ver como funciona a movimentação de cargas na Transbrasa”.
O grupo saiu de São Simão pouco depois da meia-noite e viajou durante toda a madrugada para começar a visita às 8 horas.
O professor de administração Wendell Gonçalves de Oliveira Mendonça explica que o objetivo da visita é conhecer a logística do Porto de Santos. “Os alunos vão ao supermercado, compram em lojas, e muitas vezes não param pra pensar que muitas das mercadorias passaram por esse porto, o maior da América Latina”.
A Transbrasa
A Transbrasa completa 50 anos de atividades em 2024, com uma história profundamente ligada ao Porto de Santos. A empresa é reconhecida pela liderança em inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes.
Hoje a Transbrasa provê aos clientes serviços completos de comércio exterior, de ponta a ponta, oferecendo planos personalizados e customizados para atender as características de transporte, movimentação e armazenagem exigidas por cada tipo de carga, tudo em conformidade com as determinações das Autoridades, especialmente da Anvisa e do Ministério da Agricultura e Pecuária.