Transbrasa recebe Selo Pró-Clima de Descarbonização de Portos

A Transbrasa recebeu o Selo Pró-Clima Ouro 2024, uma iniciativa da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). Este selo reconhece e celebra os portos e empresas membros da Aliança que estão na vanguarda da sustentabilidade, demonstrando compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis.

A Aliança é um fórum onde portos e terminais discutem melhores práticas para desenvolver soluções para a descarbonização.

A ABDP também atua para inovar em tecnologias limpas e melhorar a eficiência operacional de maneira sustentável.

“A inovação está na essência da Transbrasa, que investe continuamente em melhorias na eficiência da logística para o cliente, no bem-estar de nossos colaboradores e nas melhores práticas ambientais”, explica o CEO, Bayard Umbuzeiro Neto. “O Selo Ouro demonstra que estamos cumprindo o nosso papel de atuar de maneira efetiva para a descarbonização das atividades do nosso terminal”.

A ABDP é um espaço democrático destinado à troca de experiências e de informações, com o objetivo de acelerar o processo de descarbonização dos setores portuário e aquaviário no Brasil.

Ela busca promover a colaboração dos mais diversos atores, tanto nacionais quanto internacionais, incentivando o compartilhamento de conhecimento e tecnologias e a implementação de novas ações estratégicas para a descarbonização de portos e frotas.

O setor portuário brasileiro tem a necessidade de se adequar às novas exigências globais de práticas sustentáveis, em um contexto onde a descarbonização se tornou um fator crítico para a competitividade internacional.

A Transbrasa é um membro nato da ABDP e tem papel fundamental para a implementação prática das iniciativas de descarbonização, pois está diretamente envolvida nas operações portuárias diárias.

Os membros natos aplicam as tecnologias, práticas e políticas discutidas na Aliança e fornecem feedback crucial sobre a eficácia dessas medidas. Além disso, como principais operadores do setor, os lideram pelo exemplo, mostrando o impacto positivo das ações da ABDP em suas operações.

Diretora de Recursos Humanos da Transbrasa, Andrea Umbuzeiro destaca que as ações de descarbonização implementadas pela empresa resultaram na obtenção do Selo Ouro em 2024, o segundo mais alto oferecido pela ABDP e que já coloca a Transbrasa entre as melhores do país no setor.

“Nossos programas ambientais seguem em evolução e nossa meta para 2025 é chegar ao Selo Diamante, o mais alto oferecido pela Aliança, demonstrando a liderança e a inovação que são marca registrada da história da Transbrasa também na área de descarbonização”.

A Transbrasa

A Transbrasa completou 50 anos de atividades com uma história profundamente ligada ao Porto de Santos. A empresa é reconhecida pela liderança em inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes.

Hoje a Transbrasa provê aos clientes serviços completos de comércio exterior, de ponta a ponta, oferecendo planos personalizados e customizados para atender as características de transporte, movimentação e armazenagem exigidas por cada tipo de carga, tudo em conformidade com as determinações das Autoridades, especialmente da Anvisa e do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Compartilhar

guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Seu currículo 

deve conter:

cargo pretendido, dados pessoais, contato, formação escolar, experiência profissional e pretensão salarial.

Certificação que valida as boas práticas da Transbrasa em relação a implementação, aplicação e integração dos nossos sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde do trabalho.

Somos parceiros da Fundação Marlim Azul (FUNDAMAR), importante organização dedicada à preservação ambiental, especialmente ao ecossistema marinho. Através dela, apoiamos e promovemos ações de conscientização e iniciativas de preservação, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental em todas as nossas operações e práticas empresariais.

O I-REC é um certificado de energia renovável, onde se é rastreado todo o consumo de energia produzida, esse rastreamento garante que toda energia utilizada na Transbrasa é de origem limpa. Além disso, o I-REC garante a neutralização as emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao uso de eletricidade.

O programa Operador Econômico Autorizado (OEA) garante que a Transbrasa é uma empresa segura, já que para ser certificado é necessário passar por vários critérios e requisitos estabelecidos pela Receita Federal. Está certificação mostra que a TBSA é de baixo risco e confiável, já que cumpre todos os requisitos da Receita. 

Este selo visa fortalecer a relação do porto e a cidade. Criado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), está iniciativa foi abraçado pelas instituições que fazem parte do porto de Santos e que promovem ações, parceiras e projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos.

O futuro do meio ambiente depende do presente e nós estamos fazendo a nossa parte. O Selo Verde CO2 Neutro é o reconhecimento da constante atuação da Transbrasa para neutralizar as emissões de carbono anuais produzidas pelas nossas operações.

Manter um ambiente de trabalho seguro é uma prioridade. A ISO 45001 só reforça o compromisso da Transbrasa em promover um ambiente de trabalho seguro, onde atuamos principalmente na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. 

O respeito e o compromisso com o meio ambiente fazem parte do dia a dia da Transbrasa. A certificação pela ISO 14001 estabelece que garantimos um sistema de gestão ambiental eficaz, já que no dia a dia promovemos ações que priorizam o meio ambiente e que mostram a importância da sustentabilidade entre os colaboradores e a comunidade. Através da ISO 14001 mostramos que a responsabilidade ambiental é uma prioridade.

O certificado da ISO 9001 garante um sistema de Gestão da Qualidade eficaz, assumimos o compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente e a ISO 9001 veio para reforçar a confiança do mercado em nosso negócio. Além disso, a ISO permite otimizar os processos internos, melhorando a eficácia do nosso sistema operacional.