Logística portuária e comércio exterior: caminhos promissores para os jovens e para o Brasil

Bayard Freitas Umbuzeiro Neto, CEO da Transbrasa


Em um mundo cada vez mais dinâmico e interconectado, o Brasil se destaca como uma potência logística e comercial. Com enorme mercado consumidor, o país tem papel de liderança em um comércio internacional que ganha força na internet, onde, com um clique, é possível comprar mercadorias produzidas no outro lado do planeta, graças ao desenvolvimento da logística e do comércio exterior.
Além de permitir um tráfego global de mercadorias, esse cenário representa uma oportunidade excelente para que jovens busquem formação profissional nas áreas de logística e comércio exterior, fundamentais para que o país tenha mão-de-obra preparada e capacitada para enfrentar os desafios do mercado internacional.
A atividade logística portuária vem registrando crescimento acelerado. Portos mais modernos, sistemas de rastreamento em tempo real, softwares de gestão integrada e novas legislações aduaneiras são apenas alguns dos elementos que evidenciam o quanto essas profissões podem crescer e gerar novas oportunidades de trabalho.
As oportunidades para os profissionais do futuro estão cada vez mais ligados à inovação, uso de tecnologias como Inteligência Artificial e uma preocupação crescente com a sustentabilidade das atividades portuárias e logísticas.
Eles deverão ser capazes de planejar e executar ações de redução de custos operacionais, agilizar o escoamento de produtos e aumentar a competitividade dos setores produtivos. Para isso, será fundamental desenvolver processo com ferramentas tecnológicas, planejar operações sustentáveis e tomar decisões estratégicas em tempo real.
O Porto de Santos tem protagonismo nesse processo. Com movimentação crescente de cargas e um papel fundamental na balança comercial brasileira, ele lidera os processos de modernização do setor, com soluções que depois são replicadas em outros portos do país e do mundo.
O leque de oportunidades de carreira é amplo, mas exige formação sólida e compromisso permanente com a atualização profissional. Tributação, normas internacionais, processos de liberação de cargas, capacidade de comunicação com todo o mundo e logística são áreas dinâmicas, que exigem capacitação constante.
Hoje, plataformas digitais conectam exportadores, importadores e órgãos públicos em tempo real, proporcionando maior transparência e eficiência.
Além disso, há um foco crescente na sustentabilidade. Redução de emissão de gases poluentes nos transportes, uso de energia limpa nos portos e adoção de práticas logísticas mais verdes são metas prioritárias para empresas e governos.
É prioridade incentivar os jovens a buscar formação profissional nessas áreas. Cursos técnicos, tecnólogos e graduações específicas estão disponíveis em praticamente todo o país.
Todo produto importado que entra nos lares brasileiros, dos mais modernos equipamentos eletrônicos aos vinhos, só chega graças ao processo logístico e aduaneiro. Equipamentos hospitalares que salvam vidas, vacinas e automóveis, tudo passa pelo mesmo processo.
Investir no setor é apostar em carreiras promissoras, com alta empregabilidade, salários competitivos e possibilidades de crescimento contínuo. É também contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil, ajudando o país a ampliar seu papel de destaque no cenário mundial.
Na Transbrasa, recebemos anualmente centenas de jovens de todo o Estado, no projeto Conheça a Transbrasa. Em uma visita guiada, eles conhecem o passo a passo do transporte, manuseio e desembaraço de cargas da chegada no porto à entrega para o cliente.
Acompanhar na prática os conceitos que eles conhecem apenas na sala de aula ajuda a compreender os detalhes do trabalho e como o planejamento, a execução e a inovação construíram a história de 50 anos da Transbrasa, Valores que seguem como pilares da empresa, ao lado do compromisso permanente com a sustentabilidade e o cuidado com os nossos colaboradores.
Aos jovens que desejam um futuro profissional sólido, dinâmico e conectado com as transformações globais, as atividades de logística e comércio exterior oferecem não apenas oportunidades, mas também propósito. E, no Porto de Santos, esses profissionais terão a chance de transformar a logística, o comércio e a economia do país rumo a um futuro mais próspero e eficiente.

Compartilhar

guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Seu currículo 

deve conter:

cargo pretendido, dados pessoais, contato, formação escolar, experiência profissional e pretensão salarial.

Certificação que valida as boas práticas da Transbrasa em relação a implementação, aplicação e integração dos nossos sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde do trabalho.

Somos parceiros da Fundação Marlim Azul (FUNDAMAR), importante organização dedicada à preservação ambiental, especialmente ao ecossistema marinho. Através dela, apoiamos e promovemos ações de conscientização e iniciativas de preservação, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental em todas as nossas operações e práticas empresariais.

O I-REC é um certificado de energia renovável, onde se é rastreado todo o consumo de energia produzida, esse rastreamento garante que toda energia utilizada na Transbrasa é de origem limpa. Além disso, o I-REC garante a neutralização as emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao uso de eletricidade.

O programa Operador Econômico Autorizado (OEA) garante que a Transbrasa é uma empresa segura, já que para ser certificado é necessário passar por vários critérios e requisitos estabelecidos pela Receita Federal. Está certificação mostra que a TBSA é de baixo risco e confiável, já que cumpre todos os requisitos da Receita. 

Este selo visa fortalecer a relação do porto e a cidade. Criado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), está iniciativa foi abraçado pelas instituições que fazem parte do porto de Santos e que promovem ações, parceiras e projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos.

O futuro do meio ambiente depende do presente e nós estamos fazendo a nossa parte. O Selo Verde CO2 Neutro é o reconhecimento da constante atuação da Transbrasa para neutralizar as emissões de carbono anuais produzidas pelas nossas operações.

Manter um ambiente de trabalho seguro é uma prioridade. A ISO 45001 só reforça o compromisso da Transbrasa em promover um ambiente de trabalho seguro, onde atuamos principalmente na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. 

O respeito e o compromisso com o meio ambiente fazem parte do dia a dia da Transbrasa. A certificação pela ISO 14001 estabelece que garantimos um sistema de gestão ambiental eficaz, já que no dia a dia promovemos ações que priorizam o meio ambiente e que mostram a importância da sustentabilidade entre os colaboradores e a comunidade. Através da ISO 14001 mostramos que a responsabilidade ambiental é uma prioridade.

O certificado da ISO 9001 garante um sistema de Gestão da Qualidade eficaz, assumimos o compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente e a ISO 9001 veio para reforçar a confiança do mercado em nosso negócio. Além disso, a ISO permite otimizar os processos internos, melhorando a eficácia do nosso sistema operacional.