Melhores práticas das empresas no Porto de Santos contra o coronavírus

Publicado por Transbrasa
Categoria:

E depois de seis meses de pandemia no Porto de Santos os terminais tem se adequado a convivência com o coronavírus.

Na entrada é medida a temperatura corporal. Todos trabalham de máscara. Por toda a empresa cartazes com informações sobre as normas de segurança e também álcool gel a vontade.

Estamos na sede de um terminal de contêineres no Porto de Santos. Desde o início da pandemia a rotina mudou por aqui. Todos tiveram que se adaptar a medidas para se proteger da Covid-19.

O responsável pelo setor de medicina do trabalho da Bandeirantes-Deicmar, Domingos Teles, explica que no início foi difícil a adaptação e até mesmo definir as estratégias, mas hoje tudo segue de acordo com o novo normal.

“Hoje, por exemplo, nós temos nosso manual do Covid que é distribuído no meio físico e também através do QR Code. Com isso a gente pôde orientar e tranquilizar nossos colaboradores”, diz Teles.

Nesta outra empresa várias medidas de segurança também estão em andamento. O diretor explica que é o bem-estar dos colaboradores. Ele ressalta que é preciso ter consciência de que os comportamentos devem ser diferentes.

“A inovação e a tecnologia era uma tendência no mercado. E ela acelerou com a pandemia. Cada vez mais isso será uma tendência dos negócios. É como você consegue implantar a tecnologia e a inteligência artificial em prol da sua organização”, diz o diretor de pessoas da DP World, Lenilton Jordão.

Angelino Caputo, diretor da ABTRA, explica que as empresas associadas se uniram no combate ao novo coronavírus e que a troca de experiências fez com que as medidas adotadas fossem mais eficazes.

“Uma planilha com as melhores práticas adotadas em cada uma das empresas associadas, na verdade 16 das nossas associadas aderiram a esse movimento, então ali eles compartilhavam as melhores experiências. Por exemplo, se uma adotava um tapete sanitizante, túnel de desinfecção, uso do crachá para abrir as catracas sem utilizar a biometria para evitar contato com a superfície, a melhor forma de fazer o home office, tanques móveis para lavagem das mãos e álcool em gel. Tudo isso virou um movimento colaborativo que uma empresa acabava se inspirando na boa ideia de outra e acabava colocando isso em prática”, diz Caputo.

Acesse a reportagem completa: https://www.youtube.com/watch?v=Z2jLIHo62KM

Fonte: Jornal Bom Dia Cidades

Imagem: Offshore Energy