Ministra da Agricultura diz que Brasil não tem problemas de abastecimento por causa da pandemia

Publicado por Transbrasa
Categoria:

Durante a tarde desta quarta-feira (1º), a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que Brasil não tem problemas de abastecimento por causa da pandemia, e que está trabalhando para garantir que produtos agrícolas cheguem aos mercados.

O movimento de caminhões é grande no maior entreposto de alimentos da América Latina. Mas tem menos consumidores do que o normal, por causa da recomendação para as pessoas ficarem em casa.

A Ceagesp afirma que “continua operando normalmente e provendo o abastecimento com regularidade na grande São Paulo, interior e outros estados”. E que os atacadistas mantiveram oferta de hortifrutis constante, assegurando o abastecimento regular no entreposto.

Nos supermercados, a Associação Brasileira (Abras) diz que houve correria às compras dez dias atrás, quando os casos de Covid-19 aumentaram, mas que o abastecimento já foi normalizado. E que só há falta pontual de alguns itens, como álcool gel.

“A cadeia produtiva, desde a fazenda até o supermercado, está trabalhando. Todo mundo produzindo e as falhas, as faltas que existem são essas, pontuais. Então o abastecimento não tem risco de sofrer nenhum colapso”, afirmou João Sanzovo Neto, presidente da Abras.

O Ministério da Agricultura divulgou que criou um comitê de crise para monitorar impactos do novo coronavírus na produção agrícola. Formado por integrantes do ministério, da Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento, e da Embrapa, o comitê vai propor ações para garantir o abastecimento de alimentos e bebidas do país durante a pandemia.

Nesta quarta (1º), a ministra da Agricultura disse, durante a entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que trabalha em conjunto com os produtores, estados, municípios e o Ministério da Infraestrutura para garantir o transporte dos alimentos.

“Nós temos as estradas e precisamos dessa categoria para que os alimentos saiam de dentro da porteira, cheguem os armazéns e que depois se encaminhem para as fábricas, para as agroindústrias de transformação, para que se transformem em alimentos e cheguem até as prateleiras dos supermercados, para que a gente dê tranquilidade aos brasileiros; para que a gente traga aí, não se tenha tumulto. Isso, graças a Deus, vem acontecendo, e nós estamos conversando todos os dias, fazendo videoconferências, com várias associações, para tirar dúvidas, para que a gente possa ajudá-los a dar tranquilidade a esses trabalhadores que estão trabalhando com essa missão tão importante que é de alimentar a nossa população”, disse.

Tereza Cristina garantiu que não há desabastecimento no Brasil.

“Em todas as capitais e em todas as cidades, nós não temos nenhuma notícia de que esteja faltando qualquer tipo de alimento nas prateleiras dos supermercados, nas vendas, enfim. Então, essa é a missão hoje do ministério”, afirmou.

Fonte: Jornal Nacional

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil