Norma de Atracação de Navios do Porto de Santos passa por revisão e tem alterações
A Santos Port Authority (SPA), antiga Codesp, abriu consulta pública para as alterações promovidas na Norma de Atracação de Navios no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A comunidade portuária pode ter acesso ao documento para entender as alterações.
O documento ficará disponível no site da Codesp para consultas durante a primeira quinzena de fevereiro. Posteriormente, será incorporada ao Regulamento de Exploração do Porto (REP).
Segundo a SPA, a norma passou por revisão e as novas disposições estão sendo submetidas à comunidade portuária, a fim de dar transparência às alterações e estabelecer uma harmonização entre os usuários do Porto de Santos.
Ainda segundo a SPA, a nova norma substituirá a resolução nº176, de 16 de outubro de 1979, da antiga Empresa de Portos do Brasil S.A. (Portobras). Ela envolve as prioridades de atracação, o plano de amarração e todos os critérios para operação do fundeio até o cais.
De acordo com o presidente da SPA, Casemiro Tércio Carvalho, o trabalho foi iniciado em 2019 e essa ação de eficiência força o operador a atingir suas metas e permite melhorar os índices de ocupação dos berços de atracação. “O mantra é a otimização do canal pela melhoria do desempenho individual de cada berço”, disse, em nota divulgada pela SPA.
Fonte: G1 Santos e Região
Foto: Santos Port Authority (SPA)