Preço e volume maiores explicam alta no quadrimestre

Publicado por Transbrasa
Categoria:

25092017101646

O avanço das exportações no segundo quadrimestre resultou de alta no preço e no volume de embarques. De maio a agosto o preço médio das exportações totais brasileiras subiu 5,8% contra igual período do ano passado enquanto o quantum vendido para o exterior avançou 8,5%. O comportamento difere da evolução das exportações no primeiro quadrimestre, quando foi o preço que fez diferença.

De janeiro a abril os preços médios das exportações totais cresceram 22% enquanto o volume caiu 0,4%, sempre contra igual período de 2016. Os dados são da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex). No primeiro quadrimestre foi a forte influência de bens da indústria extrativa que puxou os preços de exportação, principalmente de produtos como petróleo e minério de ferro, explica André Mitidieri, economista da Funcex.

De maio a agosto o aumento de volume foi puxado principalmente, diz ele, pela safra recorde de grãos, que aumentou o volume embarcado, principalmente de soja e de milho. No ano passado, além de uma safra menor de grãos, explica Mitidieri, houve antecipação de embarques no primeiro quadrimestre. “O dólar estava mais alto nesse período e os exportadores se adiantaram, o que não se repetiu neste ano.”

Em agosto, segundo a Funcex, os preços médios das exportações subiram 1,8% enquanto o volume avançou 12,6% No acumulado até o oitavo mês o preço tem alta de 13,6% e o quantum cresce 4,3%. Segundo Mitidieri, mesmo com a entressafra de grãos a partir de outubro, a tendência é de fechar o ano com elevação de volumes de embarques na exportação total brasileira. O economista destaca a maior disseminação na alta de volume embarcado no mês passado. Em agosto houve alta de quantum exportado para 21 dos 29 setores na comparação com igual mês do ano passado.

No acumulado até agosto, esse aumento está presente em 17 setores. No lado das importações, a alta no período mais recente foi puxada pelo preço médio, que cresceu 5,8% no segundo quadrimestre contra iguais meses de 2016. O volume caiu 0,4% em igual período. No primeiro quadrimestre o preço médio subiu 3% enquanto o quantum avançou 6,4%.

Fonte: Valor On-line

Imagem: Agência Estadual de Notícias do Paraná