Reunião vai receber prevenção à covid-19 no Porto

Publicado por Transbrasa
Categoria:

As ações de prevenção contra a covid-19 no Porto de Santos serão discutidas hoje, em reunião que terá a participação de técnicos da Anvisa, além de vereadores e representantes da Prefeitura de Santos e da Praticagem de São Paulo. O encontro foi articulado pela deputada federal Rosan Valle, que também participará das discussões, levando temas encaminhados por trabalhadores e operadores portuários.

A reunião foi anunciada pela parlamentar ontem, durante sua participação no webinar Porto & Mar 2020, promovido pelo Grupo Tribuna para discutir planos e as ações do Governo Federal para o cais santista neste ano.

Na pauta de hoje, estarão os procedimentos para as vistorias de embarcações para a concessão do certificado de Livre Prática, antes das manobras de entrada no Porto. O objetivo é evitar riscos de contaminação de profissionais como os práticos, que são os primeiros a entrarem a bordo dos cargueiros.

Sobre seu trabalho na Câmara, a deputada destacou que uma de suas prioridades é a prorrogação do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto), cuja vigência vai até o fim do ano. O problema é que, durante a pandemia de covid-19, houve uma pausa nas atividades das comissões especiais, que passaram a se concentrar no enfrentamento da doença.

Com a expectativa de que os trabalhos sejam retomados no mês que vem ou em agosto, a questão voltará a estar no centro das atenções da parlamentar. Além da prorrogação do Reporto, Rosana Valle propõe as inclusões dos Recintos Especiais para o Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) e dos Terminais de Contêineres Vazios (Depots) entre os contemplados pelo regime.

Segundo previsões da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), essas medidas podem significar investimentosdemaisdeR$270 milhões no setor. “O projeto tinha tudo pra seguir na Comissão (de Viação e Transportes) no começo do ano. Agora, as discussões vão ter que ser retomadas porque a isenção tem prazo para 2020”, afirmou a deputada.

Fonte: A Tribuna de Santos